92% dos brasileiros levam tecnologia pessoal ao trabalho

tecnologia pessoal Estudo da IDC mostra que CIOs nacionais não estão conscientes sobre quais tecnologias os funcionários trazem para o trabalho.

Faz um tempo que um fenômeno cresce dentro das organizações, vindo a reboque da massificação da tecnologia na sociedade. Batizado de “consumerização”, a tendência versa sobre a pressão exercida pelos funcionários para utilizar dispositivos de TI comprados para uso pessoal no ambiente corporativo.

A Unisys patrocinou um estudo, conduzido pela IDC, sobre o tema – que também contemplou acesso a redes sociais no ambiente empresarial – e descobriu que 92% dos brasileiros que trabalham em contato diário com tecnologia utilizam computadores, celulares ou outros aparelhos tecnológicos pessoais no trabalho.

O levantamento “Consumerização de TI” ouviu 301 trabalhadores brasileiros nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Fortaleza. As entrevistas fizeram parte de uma pesquisa global com 2.820 funcionários de 10 países.

Os “iWorkers”, como são classificadas as pessoas nesse perfil, investem dinheiro do próprio bolso em avançados aparelhos de TI e aplicações web. “Tecnologias muitas vezes mais poderosas do que as utilizadas pelas organizações onde trabalham”, definem os responsáveis pela pesquisa.

Pelo lado do CIO
A segunda fase da pesquisa entrevistou 100 executivos de diversas empresas nacionais, além de cerca de 550 líderes de TI de outros nove países. Os CIOs brasileiros, mostrou o estudo, não encontram-se integralmente conscientes sobre quais tecnologias seus funcionários utilizam durante o expediente. Além disso, os gestores entrevistados demonstraram não integrar estas tecnologias de consumo em suas organizações.
O confronto entre as respostas dos gestores e dos usuários também destoa. Mais da metade dos brasileiros entrevistados afirmam usar notebook próprio no trabalho, enquanto os executivos disseram que apenas 16% de seus funcionários utilizam este tipo de computador.

Igualmente, os líderes acreditam que 10%, em média, de seus funcionários possuem smartphones, enquanto 30% dos funcionários disseram utilizar este tipo de aparelho.
Segundo levantamento, 63% dos brasileiros utilizam celulares tanto para uso pessoal como para temas ligados ao trabalho.

Os iWorkers nacionais também são mais conectados às redes sociais, sendo que 19% deles afirmaram acessar páginas de redes sociais ao menos uma vez ao dia.

Os brasileiros também revelaram checar suas caixas de e-mail de qualquer lugar e em instantes inusitados. Por exemplo, 17% disseram que acessam mensagens do trabalho quando estão em templos religiosos, 36% quando estão em aviões e 21% enquanto estão dirigindo carro.

Fonte: Desmonta&CIA

Anúncios

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: