Existe relação em Planejamento Estratégico e TI?

planejamento Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Esse trecho da obra “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carol, já foi uma realidade em muitas empresas. Hoje, no entanto, elas buscam a sua consolidação no mercado e sabem exatamente onde querem chegar e é o planejamento estratégico que direciona o board para essa missão.
Embora seja um assunto exaustivamente discutido no mundo dos negócios, o conceito de estratégia nasceu no campo militar. A “Arte da Guerra”, um dos mais conhecidos livros sobre o tema, foi escrito por volta do século IV a.C. por Sun Tzu e acredita-se, inclusive, que foi usado por grandes personagens da história, como Napoleão Bonaparte. A obra discorre sobre estratégias e táticas de batalhas e guerras. É atualmente referência no mundo dos negócios justamente por trazer conceitos que se adaptam confortavelmente à realidade corporativa contemporânea. Nesse cenário, as batalhas geralmente são travadas no campo da concorrência e na busca incansável por qualidade, inovação tecnológica, conquista de novos mercados, entre outros.

E o que TI tem haver com tudo isso?

A Tecnologia da Informação, principalmente na última década, deixou de ser apenas uma provedora de infraestrutura técnica e de serviço para ser tornar parceira dos negócios. As empresas que entendem esse novo papel de TI – e sabem também que essa área possui o potencial de adicionar valor agregado aos negócios por meio da otimização dos seus processos e no suporte às definições de investimentos em infraestrutura necessários para alcançar os objetivos – poderão se concentrar quase que exclusivamente nas atividades fim da empresa. Nesse contexto, TI não só é um componente importante do planejamento estratégico, mas um dos facilitadores nesse processo.

O próprio CobiT (framework de Governança de TI desenvolvido pelo ITGI) é incisivo na recomendação do alinhamento de TI aos negócios. Mais que uma boa prática, a consideração das operações de TI no plano estratégico é imprescindível. Aliás, esse framework recomenda a elaboração de um “Plano estratégico de TI” (Objetivo de Controle PO01) que permita a sua integração com a estratégia global da empresa. Normalmente encontramos esse plano sob a denominação de “PDI (Plano Diretor de Informática)” e/ou “PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação”).

O alinhamento do planejamento estratégico global da empresa com o planejamento de TI é uma tarefa desafiadora, principalmente em empresas com estrutura familiar, que geralmente possuem seus planos estratégicos não documentados. Os acionistas, nesses cenários, são os únicos detentores desse plano e/ou alento (o que mostra que eles sabem exatamente para onde querem ir).
A forma mais adequada para se alcançar um posicionamento competitivo e diferenciado no campo corporativo é traçar a missão da empresa, sua visão, seus valores, suas metas e os seus respectivos objetivos. Quando há clareza de onde se deseja chegar, há caminhos específicos que devem ser trilhados (qualquer caminho não serve). A construção de um plano estratégico sem contemplar as operações de TI poderá comprometer significativamente o seu sucesso.

A construção de um plano estratégico global corporativo, considerando o plano estratégico de TI, produzirá inovação, melhor gerenciamento dos recursos, aumento da qualidade e diminuição dos riscos inerentes aos processos, de modo a alcançar os objetivos estabelecidos e esperados pelos acionistas.

Fonte: Desmonta&CIA

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: