Ameaças batem recorde no 1º semestre

A quantidade de ataques na web foi 36% maior no primeiro semestre do ano se comparada ao mesmo período de 2009.

O dado foi divulgado pela IBM em seu Relatório Semestral de Tendências e Riscos X-Force.

No ano em que a pesquisa registrou o maior índice de vulnerabilidades na internet, Cloud Computing e virtualização se destacaram como as maiores preocupações de segurança das empresas.

Das brechas descobertas, 55% estavam relacionadas a aplicativos Web, sendo que mais da metade do total ainda não havia recebido correções até a conclusão do estudo.

Os ataques também se tornaram mais complexos e passaram a ser escondidos em anexos PDFs e em JavaScript. Em abril, houve um grande salto desse tipo de ameaça: o resultado do mês foi quase 37% maior do que a média do semestre. Os botnets Zeus e Pushdo, duas das ameaças mais nocivas da Internet, teriam ajudado a espalhar esses anexos PDF infectados.

Já para as empresas, a transferência de cargas de trabalho para infraestruturas virtuais gera grandes preocupações sobre compartilhamento e segurança. Segundo a pesquisa, o medo não infundado: 35% das vulnerabilidades que afetam sistemas de virtualização de servidores também afetam o hipervisor (o que facilita bastante o trabalho de um cracker).

Por outro lado, houve um declínio de aproximadamente 80% no número de phishing. As instituições financeiras permanecem como alvo principal desses ataques – 49% do envio de todos os e-mails fraudulentos. Os demais alvos constituem, em sua maioria, empresas de cartão de crédito, organizações governamentais, instituições de pagamento online e leilões.

Fonte: Info

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: