Atualize seus drivers e tenha um PC mais confiável e rápido

Os usuários mais precavidos costumam seguir a recomendação de manter seus softwares sempre atualizados. Mas, e os drivers? Você se lembra de atualizá-los?

O Device Doctor é uma mão na roda para quem se preocupa em ter o computador sempre atualizadinho. Enquanto muitos programas avisam a existência de novas atualizações, o mesmo não acontece com os drivers, o que torna essa tarefa ainda mais chata de realizar, contudo não menos importante.

Drivers são pequenos trechos de códigos que agem como intermediários entre aplicativos e componentes de hardware. Sem o driver correto podem ocorrer problemas como, por exemplo, a incapacidade de imprimir ou ouvir sons em seu computador.

Atualizações de drivers são importantes, uma vez que fabricantes estão sempre preocupadas em manter seus componentes cada vez mais estáveis e funcionais, o que justifica a atualização frequente.

Correr atrás de pacotes, dispositivo por dispositivo, pode ser uma tarefa muito trabalhosa. Existe, porém, um jeito mais fácil: usar um aplicativo que faça a varredura por você. Um exemplo de software satisfatório (e gratuito) para este fim é o Device Doctor.

1 – Depois de baixado e instalado, abra a ferramenta. A interface está em inglês, mas é bem fácil de entendê-la. Primeiro é preciso verificar seus componentes e periféricos. O software sugere plugar em seu computador todos os seus periféricos, como câmera e impressora. Clique então em Begin Scan.

2 – A barra de progresso de “Scanning for Updates” será preenchida. Abaixo, sob o título “Download driver updates” serão listados seus componentes cujos drivers estão desatualizados. Clique em Download update na frente do primeiro e veja que seu navegador será aberto. Clique em Download Driver Installer para que a transferência comece. Repita esse procedimento para cada atualização que o sistema tiver encontrado.

3 – Descompacte os drivers baixados. Muitos deles possuem instaladores, execute-os. C aso não possua qualquer executável (normalmente marcado como setup.exe), será necessário realizar a instalação manual. No Windows XP, clique com o botão direito em Meu Computador e escolha Propriedades. Abra o Gerenciador de Dispositivos, dentro de Hardware. No Vista e no 7, digite Gerenciador de Dispositivo na busca do menu Iniciar.

4 – Procure o dispositivo a ser atualizado. A busca deve ser simples, uma vez que os componentes são apresentados de forma segmentada. Clique com o botão direito sobre ele e escolha Atualizar driver…

5 – O Windows perguntará se a atualização será feita automaticamente. Indique que não, que será buscado localmente, de um lugar específico. Localize a pasta para a qual o driver foi descompactado e mande o sistema prosseguir. Em alguns momentos a atualização do driver será concluída.

São procedimentos relativamente simples que ficarão ainda mais rápid os de serem concluídos com a prática. Não se esqueça: atualizar seus programas é importante, mas lembre-se sempre que os drivers também são revistos.

TELAS

Iniciando à procura das atualizações de drivers


Efetuando procura de atualizações de driver


Resultado da verificação

Fonte: Rodrigo Martin de Macedo

Anúncios

Tags:, ,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: