Servidor Linux (Dados e Rede)

Emulando um servidor Windows 2000/2003 Server integrado com estações 98/XP Professional (Migrando do NT/2000/2003 Server para Linux sem custo de Licença)

Um servidor de dados em Linux permite concentrar todos os documentos e cadastros dos usuários da sua Empresa, tal qual um Servidor Microsoft Windows NT 4.0/2000/2003/2008 Server o fazem totalmente livre de custo de licença. Veja o comparativo abaixo:

Diminuição de custo de licença, maior recuperação em caso de falha , Licenciamento GPL, Licenças Windows versus Licenciamento Linux - Instalando servidor Linux em conjunto com Estações Windows XP e VISTA. Smart Union Consultoria - 11-5096-2002 - info @smartunion.com.br

Veja o Windos XP/Vista Acessando um Servidor Linux :

Acessando Linux via Windows Explorer - Similar Windows 98/2000/2003/XP Professional - SMART UNION - São Paulo - SP - Samba - cifs - smb server - clone windows 2000 nt 4 - Login script - netlogon - Comparação de custos entre Servidor Windows 2000 Server e Servidor Linux - Custo menor em licenciamento - licença Grátis

Um Servidor LINUX se apresenta como uma máquina como outra qualquer em um ambiente Windows. Nesse exemplo o Servidor Linux (Samba), tem 2 compartilhamentos vísiveis (Gigante/ Netlogon) que podem ser utilizados pelos usuários de forma normal e transparente.

A comunicação entre maquinas usando Sistemas Operacionais da Microsoft (Windows 98/ME/2000/XP Professional) é feita entre si usando um protocolo chamado CIFS/SMB. O “SAMBA” foi desenvolvido para simular uma máquina Windows, “falando” CIFS/SMB. O nome SAMBA, advem de SMB (SaMBa).

A definição do software “SAMBA” é que ele pode ser instalado em várias plataformas como por exemplo, Linux, Unix, IBM System 390, OpenVMS e MAC OS. Quando corretamente configurado, ele permite que máquinas Windows (Windows 98/ME/2000/XP Professional) interajam com ele.

Veja a seguir como funciona a interrelação entre os computadores de seus funcionários (usando normalmente o Windows) e um Servidor Linux.

O Linux permite a autenticação dos usuários da Rede com Senha e permissões de Acesso.

Login no Linux via Windows (98/2000/XP Professional) - Usando Login script DOS - Smart Union São Paulo - SP - Samba - CIFS - SMB Server - Meus Locais de Rede

O login de um usuário é feito tal qual em um Servidor Windows 2000 ou 2003.

Os scripts de logon permitem que diversas instruções sejam executadas durante o processo de login do usuário. E principalmente, são puros comandos WINDOWS / DOS.

As pontos mais importantes:

  • Autenticação do Usuário– Somente o usuário cadastrado no Servidor Linux poderá acessar os arquivos armazenados no Servidor e nas áreas permitidas àquele usuário.
  • Compartilhamento de Diretório – Permite que um compartilhamento do SAMBA tenha uma letra atribuida. Exemplo: Drive W: abaixo explicado. Usando o comando NET USE.
  • Impressora – Permite que as impressoras do SAMBA sejam utilizadas pelos usuários, tal qual o compartilhamento de impressora no Windows.
  • Sincronização de Horário – A data do Servidor será atribuída à Estação.
  • House-Keeping – Permite que várias instruções do Windows sejam executadas, como por exemplo, a cópia de arquivos de configuração do Servidor para a Estação ou vice-versa.

Compartilhamento de um diretório no LINUX (visão a partir de uma Estação Windows).No exemplo atribuimos a Letra W a um compartilhamento.

Criando Pastas no Linux via Windows Explorer - Em maquinas Windows 2000, XP Professional - Veja imagem - Smart Union - São Paulo - SP - Samba - CIFS - SMB SERVER - Clone Microsoft - Windows

Acessando a um compartilhamento do LINUX, não podemos dizer se a máquina acessada é Windows ou não, pois o resultado é o mesmo.

As pontos mais importantes:

  • Arquivos do usuário – As areas permitidas, apresentam os arquivos em seus formatos originais, sem alteração de conteudo.
  • Outros Sistemas operacionais – Usando outros Sistemas Operacionais nas estações (como o MacOS, o Linux Gráfico) o resultado é o mesmo.
  • Operações com os Arquivos – Copiar, Colar, Excluir e Renomear, são as operações que comumente seus usuários poderão executar, desde que a permissão seja dada.

Serviços de Instalação de Servidores de Dados Linux:

  • Número Ilimitado de usuários– Sem custo de Licença, somente limitado pela capacidade da máquina. Temos case onde trabalhamos com 350 usuários em um PIV, 512 RAM.
  • Scripts de Inclusão/Exclusão de Usuário – Na instalação, fazemos um estudo onde inserimos vários utilitário de fácil utilização. Com apenas 2 ou 3 comandos, você poderá manter sua base de usuários atualizada.
  • Rotinas de Backup Noturna. –Dentro do pacote de instalação, disponibilizamos diversas rotinas de backup de dados, que permitem um backup seguro durante a madrugada. No dia seguinte, apenas grave os dados em outra máquina ou em um CD-ROM.
  • Aumento da velocidade de acesso às informações- Uma vez que o Linux é um Sistema operacional menos voraz, uma configuração básica do Servidor trará ótimos resultados em termos de performance e confiabilidade.
  • Independencia da arquitetura do Servidor – Atualmente o Samba pode ser instalado em inumeros tipos de equipamento, variando do 386, Apple até workstations SUN.
  • Aumento da sigilosidade no acesso às informações- Todas as áreas são guardadas por senha.Somente os usuários autorizados poderão acessar ao Servidor e as áreas de arquivos.
  • Instalação usando RAID via software (2 ou mais HDs SATA) ou via controladora no Hardware (comum em Servidores DELL ou HP com SCSI ou SATA) – Opcional – Com isso sua empresa ficará garantida contra parada do Servidor em caso de pane em um dos discos. Já instalamos dezenas de servidores que estão em uso a mais de 4 anos, que até o momento não apresentaram problemas. Exija qualquer trabalho sendo feito em tecnologia RAID, para que nenhum de seus Servidores pare por crash no disco. Instalamos, configuramos e damos garantia de qualidade em todos os nossos serviços.
  • Veja abaixo: Areas de Usuário, Grupos e Departamentos, Backup Noturno e integração do Windows XP com o Servidor Linux - Servidor Departamental - Pastas por usuário e Grupo - Smart Union - Conexão entre máquinas Windows XP, 98, 2000 e Linux Debian - Usuários, Login, proteção contra vírus, Full Backup, usando o Windows Explorer e trocando atributos dos grupos e usuários - São Paulo - SP

ACLs LINUX - Areas protegidas com Grupos e Usuários - Simples instalação - Servidor Departamental - Pastas por usuário e Grupo - Smart Union - São Paulo - SP

Fonte: Desmonta&CIA

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: