Quer se tornar um períto em forense digital? Veja as dicas!

1. Como poderei me tornar um profissional deste ramo? Primeiramente, a graduação é um fator primordial. Qualquer pessoa que se formar em um curso de tecnólogo ou bacharelado em computação ou sistemas está apta a trabalhar na área. Logo mais virão as certificações e as pós graduações e MBAs.

2. Preciso ter experiência na área?
Ninguém nasce já sabendo as coisas, principalmente em uma área que ainda cheira a talco no país. Então, é necessário conhecimento em estrutura de dados, arquitetura de rede, políticas, coisas deste tipo, e o mais você aprende com o tempo.

3. Que cursos realizar e qual a graduação?
Como no primeiro item, os cursos voltados para computação e/ou sistemas, sendo eles tecnólogos ou bacharelados. Existem cursos de forense digital espalhados pelo BRasil, mas nem tudo que reluz é ouro. Procure saber quem ministra o curso e como esta pessoa é vista no mercado de trabalho, se a certificação valerá a pena e seus custos, que podem ser muito altos.
Neste ramo as certificações vão além de meros cursos, pois existem certificações de softwares e hardwares específicos da área, então somente uma graduação ao longo da carreira não manterá o emprego.

4. Quem emprega?
Hoje o ramo é bem amplo, existem vários concursos para tais atividades e empresas privadas que buscam profissional deste tipo. Empresas do ramo de cartões de crédito, bancos, setores de fraude, auditoria, telefonia, telecomunicações, praticamente todos os ramos necessitam de profissionais com este perfil.

5. O mercado é bom? E o salário?
O mercado é muito amplo e está em crescimento, a onda está crescendo e quem for com ela irá se dar bem. O salário para um analista júnior começa na faixa de R$ 2500,00, achamos que para iniciantes é uma boa pedida.

6. Há vagas para estagiários?
Empresas já estão contratando estagiários para aprenderem a trabalhar com estas tecnologias, uma das empresas que trabalha no ramo de forense contratou no último mês 7 estagiários. Agradecemos a estas empresas por investir em estagiários que se tornarão profissionais altamente capacitados a exercer funções de alto grau no futuro.

7. Necessito de certificações?
Sim, certas certificações são primordiais, mas nada substitui o bom profissional, seu relacionamento e sua capacidade de adquirir conhecimento.

As certificações mais válidas no mercado mundial em softwares:

  • EnCE (EnCase Certified Examiner), do fabricante Guidance
  • ACE (AccessData Certified Examiner), do fabricante AccessDat

Certificações referentes a cursos, no Brasil e fora do país:

  • CCFT (Certified Computer Forensic Technical)
  • GIAC (Global Information Assurance Certification), da SANS
  • CEH (Certified Ethical Hacker)
  • CHFI (Certified Hacker Forensic Investigator)
  • ACFEI (American College of Forensic Examiners Institute)

8. Com quais conteúdos posso iniciar meus estudos?
Abaixo relacionamos alguns livros e sites que podem ser utilizados como base de estudos iniciais:

Citamos apenas alguns conteúdos. Como o assunto é amplo sugerimos também uma busca aprimorada na internet por materiais de qualidade.

Fonte: Raffael Vargas / Desmonta&CIA

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

7 responses to “Quer se tornar um períto em forense digital? Veja as dicas!”

  1. Cinthia says :

    Olá!
    Tenho interesse em me tornar perita em forense digital. Sou graduada em Sistemas de Informação, mas sinceramente não sei por onde começar. Vcs teriam alguma sugestão?
    Obg!

    • Desmonta&CIA - Conteúdo para profissionais de TI says :

      Cinthia,

      como já é graduada em Sistemas de Informação, o próximo passo ao nosso ver seria
      uma pós graduação em Forense Computacional. A Universidade Presbiteriana Mackenzie possui um curso de especialização nessa área – http://www.mackenzie.br/7200.html
      Em paralelo estude para certificações citadas no artigo. Procure mais informações pelo nome das certificações.

      Para o começo leia os livros e conteúdos mencionados em nosso post e pesquise bastante, você achará excelentes conteúdos na net.

      Vá a luta Cinthia, com muito estudo e dedicação você chegará lá!

      Nós do Desmonta&CIA ficaremos torcendo por você.

      Boa sorte!

      Equipe Desmonta&CIA

  2. André K. says :

    Olá.
    Sou formado em ciência da computação e irei iniciar um curso de segurança da informação na FIT. Atualmente trabalho na área de segurança da informação em uma grande empresa de TI, porém não estou atuando como perito digital. Gostaria de indicações de empresas, nas quais poderia atuar em tal área.
    Grato.

  3. fred says :

    sou formado em direito e faço contabilidade, ha chance em ser perito digital

  4. Mask says :

    Boa noite.
    Estou estudando Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com a graduação neste curso e com certificações eu tenho chances em entrar na área forense?

  5. Patricia says :

    Olá, estou cursando Sistemas de Informação (7º semestre) e Técnico em Informática, pretendo cursar uma pós- graduação e me interessei nesse assunto sobre Computação Forense, analisando as grades das instituições (de preferência Impacta e Mackenzie) que oferece o curso de especialização em perícia digital, não encontrei nada relacionado com programação, apenas em Segurança da Informação, Governança de TI e Direito Penal, então gostaria de me informar se precisa saber programação nessa área para as devidas investigações? Embora, eu esteja quase me formando não me identifiquei com a área de programação mas me identifiquei bastante com a área de Gestão e Governança de TI além de Redes e um pouco que consegui estudar sobre Segurança da Informação. Gostaria de me especializar nessa área, no caso se não exigir do profissional que ele saiba realmente programar, pois ao visualizar algum código fonte das disciplinas que aprendi na faculdade, eu conseguirei distinguir alguma coisa, como um If, Else, como ler e escrever, diferenciar as variáveis, enfim. Antes de iniciar uma pós -graduação pretendo cursar outro curso técnico como em Redes, pois não sei nada na prática. Como poderia me orientar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: