38% das corporações querem reduzir gastos com servidores

virtualizacao Levantamento da consultoria TheInfoPro indica que virtualização e consolidação têm diminuído os orçamentos destinados a hardware.

Após ouvir 252 gestores de TI das mil maiores empresas do mundo, a empresa de análises TheInfoPro detectou que 38% deles estão dispostos a reduzir os gastos relacionados a servidores em 2010, quando comparado ao ano anterior. Por outro lado, 25% dos executivos esperam aumentar a fatia de investimentos no setor.

Um dos principais caminhos encontrados pelas empresas para cortar os custos relacionados com servidores é utilizar a virtualização. “A demanda por equipamentos cai à medida que cresce a presença dessa tecnologia”, avalia o

diretor-executivo da TheInfoPro, Bob Grill. Os esforços das companhias de compreenderem melhor seus ambientes de TI, buscando a consolidação da infraestrutura, também tende a colaborar para a redução no orçamento na área.

Se a virtualização provoca queda nos orçamentos de hardware, o efeito contrário acontece na parte de software. De acordo com a pesquisa, fornecedores como Microsoft, VMware e Red Hat estão se beneficiando da tendência, já que o orçamento para softwares de servidores tende a crescer em 2010. Mas, para o próximo ano, Gill prevê que a queda deve atingir também a parte de software.

O levantamento detalha ainda como os clientes de diversos fornecedores estão vendo os gastos futuros. Nesse quesito, a Dell é a que tem mais chances de recuperar vendas. Segundo a pesquisa, 30% dos clientes da fornecedora querem gastar mais, enquanto 20% disseram que vão reduzir o orçamento Entre os clientes da HP, 26% querem gastar menos e 31% aumentarão o investimento. Já quanto aos usuários de servidores IBM, 25% projetam gastos menores e 27% esperam elevar investimentos.

No quesito vulnerabilidade, a Oracle, que absorveu clientes de hardware da Sun, é a que apresenta a pior situação entre os fornecedores. A pesquisa disse que 26% dos clientes estão pensando em abandonar a tecnologia da empresa enquanto 21% já têm planos concretos de deixar a empresa.

 

Fonte: Desmonta&CIA

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: