Crie sua própria nuvem: requerimentos de hardware

cloudhard Tanto os nódulos quanto o controlador devem ter ser sistemas dedicados

Para criar sua própria nuvem em Linux, o hardware escolhido precisa estar de acordo com certos padrões. Cada computador nódulo precisa ter capacidade para realizar virtualização acelerada de hardware via IntelVT. O controlador de nódulo não precisa ser VT-ativado, mas melhor se for. De qualquer forma, um sistema 64-bit é altamente recomendado. Tanto os nódulos quanto o controlador devem ter ser sistemas dedicados: eles não podem ser usados para nenhuma outra função.

Os computadores em questão também precisam atender a certos padrões de memória e desempenho. As recomendações da Canonical são 512 MB – 2 GB de memória e 40 GB – 200 GB para o controlador; 1 GB  – 4 GB de RAM e 40 – 100 GB de armazenamento para os nódulos. Provavelmente, é desnecessário dizer que você vai querer as conexões de rede mais velozes entre todos os elementos: gigabit ethernet sempre que possível, já que serão movidos centenas de megabytes em dados entre os nódulos, o controlador e o ambiente externo.

Por fim, você vai precisar de ao menos uma máquina que se comunique com o servidor por meio de uma conexão HTTP para acessar o console de administração do Eucalyptus. Pode ser qualquer dispositivo com um navegador web, mas, para o estágio inicial de configuração, provavelmente será mais fácil usar um desktop com sistema Ubuntu. Os scripts e as outras tecnologias cliente oferecidas rodam em Ubuntu, portanto, pode ser a melhor maneira de ativar as funções básicas da nuvem e começar a rodá-la.

 

Fonte: Desmonta&CIA

Anúncios

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: