Gestão de Hardware – manutenção preventiva e corretiva

manutencaoTrataremos neste post um assunto muito interessante e pouco usado nas empresas, que chamamos de Gestão de Hardware.

Inúmeras vezes nos deparamos com problemas em computadores, tanto nas empresas quanto nas máquinas pessoais, que acarretam em perda parcial e na maioria das vezes total de arquivos, sistemas etc, o que nos causa um transtorno terrível e irreparável.

E por mais que isso aconteça, muita gente ainda não leva em consideração a importância do cuidado de utilização dos sistemas operacionais, dos equipamentos que compõem o computador, os acessos a redes e a limpeza dos componentes internos, que fazem com que todo o funcionamento do micro esteja perfeito. E é aí que entra a Gestão de Hardware.

Ouvimos muito dos gerentes de empresas, e mesmo dos usuários comuns, a frase “meu computador não dá problema…”. Considero este como sendo o grande mal, pois quando o computador por fim der algum problema, será, na maioria dos casos, irreversível e irrecuperável e, conseqüentemente, muito, mas muito caro mesmo.

Talvez a contratação de um profissional Gestor de Hardware não saia tão caro quanto todo o conserto que será necessário nesses casos, já que a função desse gestor é o total controle dos equipamentos que trabalham para a administração da empresa e uso doméstico, bem como monitoramento de funcionamento do sistema operacional, da rede, da segurança de saída e entrada de informações através da internet, gestão de backups e sistemas.

O Gestor de Hardware poderá também implantar na empresa um mini curso sobre segurança de informação, descrevendo o que se deve tomar cuidado ao receber e-mails, nos acessos à internet e passar informações importantes e talvez até desconhecidas pelos usuários, e que podem ser um ganho ainda maior de conhecimento, e claro, de economia em manutenções e compra de computadores para a empresa.

Compõem a Gestão de Hardware:

  • Manutenção Preventiva e Corretiva
  • Administração de Redes
  • Gerenciamento de Backups
  • Entre outros.

Hoje falaremos sobre Manutenção Preventiva e Corretiva. Vamos primeiro entender os dois conceitos separadamente.

Manutenção Preventiva
O próprio nome já diz, previne alguma coisa. Na informática, usamos esse termo para prevenir qualquer dano que o computador possa sofrer, como problemas no HD, na memória, no processador, infecção por vírus e até mesmo falhas no sistema operacional. Claro que não é possível uma prevenção total, mas boa parte das perdas por defeitos desconhecidos em periféricos de computadores acontecem por falta de uma prevenção adequada.

Vou dar um exemplo: um computador “travar” não é algo normal; qual seria o motivo? Muitos pensam que ocorreu um aquecimento no processador, ou que foi alguma trilha ou setor defeituoso do HD. Tudo isso é possível de ser prevenido: ao realizar a manutenção preventiva são utilizados softwares específicos para fazer essas checagens e mostrar se tais problemas existem, em tempo hábil de serem corrigidos antes de uma pane e garantindo uma vida útil maior tanto para o equipamento quanto para o sistema operacional.

Manutenção Corretiva
Neste caso é realizada uma correção de algum problema existente, quando não é possível prever (na manutenção preventiva) algum problema maior. A manutenção corretiva tem como finalidade solucionar problemas mais graves, como defeitos que inutilizam memória, ou queima de HD, o que gera a necessidade de substituição e nova instalação do sistema operacional.

Chegamos, então, à pergunta: é possível levar o computador para uma assistência técnica?

Sim, claro que poderia. Porém a loja não sabe a finalidade do uso de seu equipamento, quais programas são necessários para a administração da empresa, e, um detalhe, em muito dos casos os arquivos que estão em um HD queimado podem ser recuperados, e geralmente lojas e assistências técnicas não fazem isso.

Sem falar que um profissional de Gestão de Hardware contratado por você tem exatamente o papel de achar soluções para minimizar os danos à máquina. Também é preciso mencionar que lojas/assistências técnicas estão ali para vender novos produtos, e não para recuperar um equipamento danificado. Principalmente, um profissional de Gestão de Hardware, na sua empresa, trabalha especificamente para aquele equipamento, diferentemente de uma assistência técnica generalista.

Pense bem antes de tomar qualquer decisão sobre o que fazer nos casos de manutenção de computadores. Prevenir é preciso, mas também é necessário ter profissionais especializados e que saibam fazer isso.

Fonte: iMasters

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: