Implementando o Exchange Server 2007

O intuito deste guia prático é mostrar o passo a passo como é a implementação dos produtos Microsoft, neste Guia iremos abordar a implementação do Exchange Server 2007.

A instalação do Exchange Server 2007 pelo design do produto deve ser feita em duas partes distintas devido as funções que os servidores desempenham em uma organização com Exchange Server 2007. Neste Guia Prático vamos instalar os papéis de Hub Transport, Mailbox Server e Client Access na rede interna e estamos implementando uma nova Organização Exchange, ou seja, este Guia Prático não contempla interoperabilidade com versões antigas do Exchange Server…

Atualmente os servidores Exchange 2007 podem ter 5 (cinco) funções distintas, que podem ser resumidas da seguinte forma:

Mailbox Server: Servidor responsável pelo armazenamento das databases e storage groups, onde ficam as mensagens dos usuários

Hub Transport Server: Servidor que é utilizado no envio de mensagens entre usuários internos e externos, nele são aplicados regras de transporte e roteamento, cada site do Active Directory deve ter um Hub Transport.

Edge Transport Server: Servidor aparte que fica fora do domínio Active Directory que é responsável pelo fluxo interno e externo de mensagens, é uma função totalmente a parte não pode ser instalada com nenhuma regra existente. Este servidor aplica toda a parte de higiena nas mensagens, regras de transporte e APIs de antivírus.

Client Access Server: Servidor que faz todo a comunicação com os clientes externos: RPC over HTTP, POP, SMTP, IMAP, OWA, ActiveSync.

Unified Messaging: servidor responsável por fazer a interface do sistema de mensageria e sistemas de voz como também recebimento de Fax.

1. Iniciando a implementação e verificando os pré-requisitos…

Antes de começarmos a implementação do Exchange Server 2007 é interessante atentarmos para os pré-requisitos do produto, como segue:

  1. Verificar os requisitos mínimos para executar o Exchange Server 2007 que pode ser encontrado no seguinte endereço http://www.microsoft.com/exchange/evaluations/sysreqs/default.mspx
  2. Cada função do Exchange Server possui pré-requisitos que devem ser respeitados antes de executarmos o setup do produto, caso tenhamos esquecido algum dos pontos na fase de validação do setup nos é informado sobre o componente faltante. Vamos ver a lista de requisitos de software para cada função que este novo Exchange Server irá desempenhar, segue a lista:
Geral para todos as funções
  • .NET Framework 2.0
  • Windows PowerShell 1.0
Mailbox Server
  • Network COM+ instalado
  • Internet Information Services
  • World Wide Web Service
  • Se o servidor possuir Cluster do tipo CCR (Cluster Continuous Replication) o seguinte KB 921181 deverá ser aplicado em cada nó do cluster
Cliente Access Server
  • ASP.NET version 2.0
  • World Wide Web Service
  • RPC over HTTP se formos utilizar o recursos de Outlook Anywhere
Hub Transport
  • Nenhum software adicional, mas não é permitido ter SMTP e NNTP instalados do sistema operacional
Iniciando a Instalação do Exchange Server 2007..

O processo de instalação é simples e muito bem documentado, se houver requisitos de software o setup irá nos informar junto com um link para download do mesmo, depois de colocar o cd no drive devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Tela inicial do assistente de instalação do Exchange Server 2007, temos abaixo de Install um menu com todos os pré-requisitos básicos de qualquer Exchange Server, que são:
  • .NET Framework 2.0
  • Windows PowerShell 1.0
  • MMC 3.0 se tivermos o R2 já é nativo

Em nosso assistente percebemos que a máquina somente possui o MMC 3.0 instalado então devemos partir para a instalação do .NET Framework 2.0.

guia08_00

  1. Devemos clicar em Step 1: Install .NET Framework 2.0 no será redirecionado para o site da Microsoft onde podemos baixar e instalar o .NET Framework 2.0, o nome do arquivo de instalação é dotnetfx.exe

guia08_01

3. Depois de termos o .NET Framework 2.0 instalado podemos verificar que o Setup automaticamente já valida que o componente foi instalado e o desabilita da lista de pré-requisitos, mas vamos em frente…

guia08_02

4. Devemos clicar em Step 3: Install Microsoft Windows PowerShell onde seremos direcionados para mais um site da Microsoft onde devemos baixar e instalar o produto mencionado.

guia08_03

5. Depois da implementação do PowerShell devemos final clicar em Step 4: Install Microsoft Exchange

guia08_04

  1. Introduction. Até este ponto estávamos instalando somente pré-requisitos para o Exchange Server 2007, agora que vamos realmente implementar o produto. Devemos clicar em Next.
  2. guia08_05

  1. License Agreement. Devemos ler o contrato de licença e se estivermos de acordo selecionar I accept the terms in the license agreement e depois devemos clicar em Next

guia08_06

  1. Error Reporting. Podemos definir ou não se desejamos enviar relatórios de erro relacionado ao Exchange Server 2007 para o site da Microsoft através de um canal criptografado. Importante salientar que este relatório não contém nenhuma informação pessoal da empresa ele se trata somente do produto, depois de feito a escolha em nosso Guia será No e depois devemos clicar em Next.

guia08_07

  1. Installation Type. Devemos escolher o tipo de instalação: Typical instalará as funções de Hub, Mailbox e Client Access no servidor que são as básicas para o funcionamento do Exchange; Custom poderemos customizar as funções, instalação de Cluster e papel de Edge Transport se necessário. Vamos clicar em Custom e dar um clique em Next

guia08_08

10. Server Role Selection. Podemos gerenciar quais os papéis que este servidor Exchange irá desempenhar na organização em nosso Guia ele funcionará como Mailbox Role, Client Access Role e Hub Transport Role devemos selecionar estas três opções e também definir o local da instalação do produto, feito as escolhas devemos clicar em Next

guia08_09

11. Exchange Organization. Nome da nossa Organização Exchange, lembrando que uma floresta pode ter somente uma organização Exchange. Escolhido o nome devemos clicar em Next.

guia08_10

12. Readiness checks. Efetua uma série de testes no servidor e nos informa se ele está apto a receber o Exchange Server 2007 ou não. Na tela abaixo podemos perceber que é necessário uma atualização de Software neste caso devemos clicar no link Recommended Action que seremos direcionados para o site do hotfix. Depois do hotfix instalado devemos clicar em Retry para o setup validar novamente o servidor.

guia08_13

Depois que os pré-requisitos foram atendidos, podemos instalar o produto clicando em Install. O aviso de warning visto na figura abaixo é porque estamos rodando em 32bits que não é um ambiente homologado de produção.

guia08_11

  1. . Completion. Tela final do assistente de instalação do Exchange Server 2007, informando os itens que foram intalados o resultado de cada um deles juntamente com o tempo gasto durante o processo, podemos clicar em Finish.

guia08_12

Pós-Instalação

Após a instalação temos que fazer as validações do produto recentemente instalado, podemos ordenar a validação da seguinte forma:

  1. Analisar os logs do Event Viewer para procurar algum erro
  2. Analisar o diretório C:\ExchangeSetupLogs, o mesmo possui uma série de logs que podem nos ajudar no processo de resolução de problemas de uma instalação, podemos ter três tipos de informações neste local
  • *.msilog referentes a informações adicionais registradas durante partes específicas da instalação;
  • *.ps1 Exchange Management Shell scripts executados durante o processo de instalação
  • pré-requisitos log que são os que são executados durante o EXBPA que é executado durante a instalação do produto

A estrutura dos logs criados pelo setup do produto é mostrado abaixo, uma forma que podemos fazer é utilizar um script chamado get-setuplog.ms1 que mostra os valores de uma forma mais fácil de leitura, ele é encontrado dentro do subdiretório scripts.

guia08_14

Checklist da Implementação do Exchange Server 2007

Etapa
Passos necessários

1
Instalar o sistema operacional com todas atualizações

2
Instalar os pré-requisitos de softwares (.NET Framework, MMC 3.0 e Windows PowerShell)
Validar os pré-requisitos de software para determinadas funções de servidor

3
Validar todos os pré-requisitos de hardware

4
Implementar os papéis dos servidores

5
Análise dos logs da implementação (Eventviewer e logs)

Fonte: Desmonta&CIA

Anúncios

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: