Saiba como usar uma rede wireless com serviços Wi-Fi

Acesso em hotspots públicos tem velocidade superior à encontrada nos acessos discados; provedores de internet oferecem serviços mais baratos que operadoras 3G

Wireless Fidelity, ou apenas Wi-Fi, é a palavra mais utilizada quando o assunto é internet sem fio. Sabemos que essa expressão é usada para produtos ou serviços que seguem o conjunto de normas 802.11, que foi criado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). A norma mais atual é a 802.11n, mas o padrão para conexão wireless segue sendo a 802.11b/g.

Apesar de usarem uma frequência de banda similar (em 2.4GHz), a principal diferença entre as normas 802.11b/g é a velocidade de transferência. Enquanto a 802.11b trafega com uma velocidade de até 11Mbps, a 802.11g suporta até 54Mbps. E esta vem sendo a velocidade padrão encontrada nos hotspots Wi-Fi.

Os hotspots são locais públicos que possuem cobertura de internet sem fio. Na America Latina, a principal fornecedora de infraestrutura Wi-Fi é a VEX que possui mais de 8 mil pontos de conexão wireless no Brasil e no exterior (abrange mais de 17 países). É possível encontrar hotspots em shoppings, hotéis, aeroportos, restaurantes, cafés, universidades ou onde existir um logo “Wi-Fi Zone”.

Para acessar uma rede Wi-Fi pública você precisa possuir um notebook ou um dispositivo handheld (PDA, Smartphone, PocketPC) que tenha a funcionalidade Wi-Fi embutida, ou então adquirir uma placa wireless (que seja compatível com os padrões Wi-Fi, 802.11b ou 802.11g).

Além disso, o usuário precisará comprar o acesso com cartão de crédito, via e-commerce, ou contratar os serviços de algum provedor de acesso como UOL, IG, Terra ou Globo.com (veja tabela abaixo com informações sobre esses serviços).

Fonte: Desmonta&CIA

Anúncios

Tags:

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: