Pen Drive – Segurança

Criptografia – Além de ser um dos melhores programas de criptografia, o TrueCrypt é livre e ainda roda diretamente no virtual. O programa tem criptografia em vários padrões, com chave de até 544 bits. Para o padrão AES, um dos mais seguros, a chave é de 256 bits. Ainda há um recurso interessante: ele permite a criação de duas senhas. Uma delas, como é usual, desbloqueia todos os dados. Mas a outra senha libera apenas um conjunto previamente estabelecido das informações. Assim, se alguém forçar o usuário a entregar a senha, só serão exibidos alguns arquivos.

Download: http://www.truecrypt.org/downloads

Antivírus – Dependendo do computador, dá até medo de conectar seu pen drive, pelas infecções que ele pode receber. Apesar de existirem ferramentas portáteis para detectar e remover vírus, o ClamWin é um dos únicos com atualizações automáticas e que podem ser baixadas diretamente no pen drive. O ClamWin tem visual simples e direto além de permitir a seleção do drive, pasta ou arquivo a ser vasaculhado em sua primeira janela. Um ponto fraco do produto é não funcionar como os antivírus tradicionais, verificando arquivos em tempo real. Mas, mesmo para rodar num pen drive, esse recurso exigiria o uso de uma conta de administrador da máquina, algo nem sempre disponível em micros alheios, especialmente em cibercafés.

Download: ClamWin

Deleção sem recuperação – Depois de baixar arquivos pessoais da internet num micro de cibercafé ou numa máquina pública, é uma prática saudável apagá-los de forma a evitar qualquer modo de recuperação. Para isso, um programa que resolve é o Eraser. Ele sobrescreve a região do HD com bytes aleatórios e ainda repete várias vezes a operação. Isso traz segurança contra os principais métodos de recuperação – mesmo os mais avançados, que buscam resíduos magnéticos nos pratos do disco rígido. O programa também identifica informações comuns para ser eliminadas de forma segura, como o histórico e o cache de navegação, assim como o arquivo de cache de disco do Windows, para os mais paranoicos.

Download: Eraser

Trave a gravação – Vai colocar o pen drive numa máquina não confiável? É recomendável travar o disco USB para gravação antes disso. A forma mais fácil de fazer isso é modificar a configuração do registro do Windows no PC que receberá o pen drive. Abra o bloco de notas e grave o seguinte texto com o nome de arquivo TravaPenDrive.reg:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\StorageDevicePolicies]
“WriteProtect”=dword:00000001

Depois, crie outro arquivo, com o nome DestravaPenDrive.reg, e o texto:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\StorageDevicePolicies]
“WriteProtect”=dword:00000000

Envie o arquivo TravaPenDrive.reg para seu email pessoal e antes de colocar seu pen drive na máquina, abra seu email e execute tal arquivo. Para isso basta clicar duas vezes nele para bloquear a escrita no dispositivo.
Já o arquivo DestravaPenDrive.reg pode ser levado dentro do pen drive e executado para desbloquear a escrita no dispositivo.

Fonte: Desmonta&CIA

Anúncios

Tags:,

About Desmonta&CIA

Somos um blog que busca informar aos apaixonados por tecnologia tudo sobre o mundo de TI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: