Qual a diferença entre cargo júnior, pleno, sênior, master e especialista?

Profissionais de TI Quando um profissional entra em uma empresa, depara-se com denominações do tipo, cargo júnior, pleno e sênior. Muitas pessoas ficam na dúvida em estabelecer uma denominação exata sobre estes termos. Normalmente cada empresa estabelece uma denominação e classificação própria para cada cargo. Sendo assim, se você nesse momento é um júnior em uma empresa de grande porte pode ser que, em uma empresa menor passe a ser pleno.

Grande parte das empresas classificam a carreira de um profissional como: estagiário, júnior, pleno, sênior, master e especialista. Geralmente essa classificação ocorre pelo tempo de experiência dentro de uma empresa.

Normalmente avalia-se a experiência de um profissional pelo tempo de serviço. Porém, os trabalhadores da web, geralmente possuem registro por Pessoa Jurídica, para isso, o mais importante é possuir os conhecimentos que o cargo está exigindo. Deste modo tem-se a classificação levando em consideração os treinamentos e as habilidades técnicas.
A classificação, como já havia mencionado antes, acontece pelo tempo de trabalho em uma empresa. Assim, profissionais em início de carreira, com dois anos no mercado, são classificados como júnior; de dois a quatro anos, Pleno; de quatro a seis anos sênior e de seis a oito anos, Master. Os profissionais que possuem mais de oito anos de experiência são classificados como especialistas.

Classificação:

  • Júnior: de 6 meses á 2 anos.
  • Pleno: de 2 á 4 anos.
  • Sênior: de 4 á 6 anos.
  • Master: de 6 á 8 anos.
  • Especialistas: + de 8 anos.

Ao se tratar de cargos e mudanças deles por tempo de serviço, também há mudanças do tipo de trabalho e as exigências que são empregadas. Assim, o júnior, está em fase de aprendizado, realizam atividades sem muita complexidade e com maior prazo de tempo, os profissionais pleno, precisam assumir praticamente qualquer atividade, a única diferença é que nas atividades de maior exigência eles são acompanhados profissionais com mais experiência, o sênior, por sua vez, recebe atividades difíceis e com pouco prazo de execução, a responsabilidade é extrema, sem chance para os erros.
Outra diferença bastante significativa e esperada por todos os profissionais é o aumento do salário. Com a mudança de cargo, o aumento salarial acontece, porém, as responsabilidades também precisam acontecer. Estar em um nível superior exige comprometimento e determinação.
Não podemos esquecer que essa classificação por tempo de serviço não é uma conta exata, pois, existem profissionais que não conseguem passar de nível, não evoluíram o suficiente para a transição de cargo.
Se você pretender alcançar o sucesso em sua vida profissional, é muito importante ter conhecimento das funções de cada cargo. Procure saber o máximo possível, use vocabulário apropriado, siga e respeite os critérios. Seguindo todas orientações você estará pronto para ingressar em outro cargo, evoluir profissionalmente. Aquele que não tem dedicação pelo seu trabalho, por novos conhecimentos e fica estagnado em seu cargo atual, jamais conseguirá uma promoção, assim, esteja sempre atualizado em seu meio e com certeza conseguirá novas posições dentro da empresa.

About these ads

Tags:

3 Respostas para “Qual a diferença entre cargo júnior, pleno, sênior, master e especialista?”

  1. Netto diz :

    Gostei desse artigo, mesmo pra mim que trabalho com informática há mais de 15 anos não sabia a diferença entre os termos citados. Parabéns!

  2. Rafael diz :

    Muito bom post, porem o que fazer quando a empresa não muda seu registro, estou em uma empresa de grande porte, entrei como administrador redes junior, já estou mais de dois anos e não mudam para pleno. Será que é um direito meu cobrar isso?

    Abraços,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 423 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: